Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Domingo, 09 de Junho de 2019, 16h17 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 21h35 | Acessos: 309

A Pós-Graduação na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas teve início em 1992 com a aprovação do PPG em Ciências Agrárias, pela CAPES .  Em 2004 este Programa passou por uma reformulação, com a presença de consultores da CAPES que sugeriram significativas alterações, inclusive no nome do Programa, que passou a ser chamado de PPG em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-ASA).

Em 2007, houve uma nova avaliação do então PPG-ASA e a partir de uma parceria firmada com a Embrapa Amazônia Ocidental, na forma de associação parcial, novos docentes permanentes foram credenciados, permitindo a aprovação do curso de Doutorado pela CAPES, com conceito 4. O Programa, que passou a chamar-se Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical (PPGATR) , com uma área de concentração (Produção Vegetal) e quatro linhas de pesquisa (1 - Biotecnologia, Genética e Melhoramento, 2 - Manejo da Agrobiodiversidade, 3 - Propriedades e Manejo de Solos Tropicais, e 4 - Fitossanidade).
 
Em 2016, com a alteração do Regimento Geral da Pós-Graduação da UFAM e a necessidade de adequação dos Regimentos Internos dos PPGs ao novo Regimento Geral, foi realizada a reformulação do Regimento Interno do PPGATR com alteração nas suas linhas de pesquisa, mantendo a área de concentração em Produção Vegetal e reduzindo-se as linhas de pesquisa, que passaram a ser: 1) Produção e Desenvolvimento de Culturas Tropicais e 2) Agrobiodiversidade. Essas linhas de pesquisa atendem aos objetivos do Programa podendo ser consolidadas por estarem relacionadas de forma coerente com as especialidades e os projetos de pesquisa dos docentes.

OBJETIVO GERAL:
Formar Mestres e Doutores em Agronomia Tropical, capacitados e aptos a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Formar Mestres e Doutores para atuarem em Agricultura Tropical, tendo como referência a produção vegetal com utilização e conservação dos recursos naturais da Região Amazônica.
- Permitir que os pós-graduandos tenham oportunidade de aprofundar sua capacitação científica, técnica e cultural de forma a possibilitar a geração de conhecimento para que sejam atuantes na formação de recursos humanos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página